Páginas

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

7 excelentes filmes que foram banidos pela igreja católica

Em 1933, surgiu a Legião Católica da Decência com o objetivo de "purificação do cinema". Desde então, mudou de nome e posição muitas vezes, mas ainda continua a escrever comentários regulares sobre filmes (que são mais como sinopses curtas) e fornecem um sistema de classificação Católica. Este sistema não tem muito poder fora da Igreja , mas é o seguinte ;
A- I: Indicado para todos os públicos
A- II : Indicado para adultos e adolescentes
A- III : Indicado para adultos
A-IV : Para os adultos com reservas
B: moralmente questionáveis ​
C: Condenado pela Legião da Decência
O: Moralmente ofensiva (em 1978 B e C foram combinadas para formar O)
A Lista de hoje diz respeito aos filmes, dada a classificação C ou O dependendo de qual lado, de 1978 eles caíram. Estes filmes foram provocantes e polêmicos o suficiente para serem banidos/condenados pela Igreja Católica. Lendo esta lista, é importante lembrar que essas opiniões são as opiniões dos Bispos Católicos da época. Eu certamente não concordo com essas opiniões e estou confiante de que o mérito artístico de um filme é sempre mantido, apesar de todas as opiniões de caráter religioso .

Taxi Driver (1976)

É um um filme absolutamente genial e é aclamado pelos críticos e espectadores igualmente. No entanto, a Legião da Decência condenou o filme, dizendo que a violência do filme era "irracional " e que " não tem uma objetividade" . Infelizmente para eles, estas duas razões são, em parte, o que torna o filme tão brilhante. A violência irracional funciona como um veículo para demonstrar a corrupção emocional de Travis Bickle e também constrói -lo como um personagem único e fascinante. Sucesso de Scorsese, permite uma visão inteligente e aterrorizante para o tipo de degradação social e extrema solidão vivida por Bickle. Taxi Driver é um filme brilhante.


O último Tango em Paris (1972)

“O Último Tango em Paris é uma das grandes experiências emocionais do nosso tempo", disse Roger Ebert em sua crítica altamente favorável de O Último Tango na época de seu lançamento. E é isso que ele realmente é, uma grande experiência emocional. Então? Qual é a maior demonstração de emoção que um ser humano é capaz? Um sacrifício de seu corpo da forma mais íntima possível? SEXO! Exatamente! Para a Igreja que caracterizou as cenas de sexo como "desnecessariamente longas e explícitas" parece uma demonstração de pouca apreciação ou compreensão do mérito artístico do filme. Sim, o filme tem seus exageros às vezes, mas as cenas são necessárias para uma vitrine dos talentos que atuam, como Marlon Brando e Maria Schneider, assim como o brilho na direção de Bernardo Bertolucci.


007 – From Russia with Love (1963)

" Thriller de espionagem marcado por algumas cenas de violência sádicas, encontros sexuais casuais e diálogos sugestivos " foi o que disse a igreja.
James Bond é um dos personagens mais viscerais e emocionantes de todos os tempos. Sua sagacidade, cortesia e heroísmo são universalmente populares em todo o mundo. É estranho, para dizer o mínimo, que os revisores católicos proibiriam apenas um filme e não toda a série. A "violência sádica" de que fala o comentário é claramente nada comparado com filmes de ação modernos, o que nos faz crer que a oposição da Igreja é em referência a promiscuidade de Bond. Então, por que não dizer abertamente? A especulação realmente não vai levar a lugar nenhum e a hipótese mais provável é que algum aspecto do filme entre em conflito com os assuntos católicos na época, o que levou à sua condenação. Eu duvido que a Legião da Decência ganhou alguma coisa com essa proibição e, definitivamente, não impediu a franquia James Bond com o seu contínuo sucesso em todo o mundo até hoje.


The Good, the bad and the Ugly (1966)

"Dirigido com alguma classe, o bom do filme é dominado pelo mau e o feio", disse a Legião da Decência. Eu nem acho que estes tipos de afirmações merecem uma resposta. Em vez disso, vou simplesmente afirmar isso: Este filme é verdadeiramente magistral na definição de um gênero, tem tudo; os dentes cerrados, tiroteios, chapéus de cowboy, uma trilha sonora incrível, chutes de longa distância, só para citar alguns. Se você quiser um bom western não procure mais, não há realmente nenhuma explicação lógica para a condenação do filme pela Igreja.


Laranja mecânica (1971)

"A mensagem de Kubrick -Burgess sobre o direito humano ao livre arbítrio não é muito novo ou surpreendente ... violência excessiva e nudez em um contexto sexual "
Possivelmente o filme mais controverso de todos os tempos, que foi proibido na Grã-Bretanha há quase 40 anos e, no curto período de tempo que ele conseguiu ficar nas telas provocou violência e criminalidade em todo o país. Em alguns aspectos, a condenação da Igreja é justa e, obviamente, ela é direcionada para os primeiros trinta minutos do filme. No entanto, alguns poderiam argumentar que a mensagem do livre arbítrio é única e apresentada de uma forma muito original e inventiva, e que a "violência excessiva " é , de fato, filmada de uma maneira tal que o público é extremamente distanciada da brutalidade. De qualquer forma, deve ficar claro que Laranja Mecânica é muito provocador e chocante - não é algo para quem já está no limite.

Clube da Luta (1999)

"Uma fantasia machista de um bêbado, de brutalidade irracional contra o terrorismo, em que a sociedade se autodestrói em um final sem sentido. Violência excessiva, encontros sexuais, nudez, linguagem grosseira e palavrões."
Lembra da "violência excessiva" de que fala Laranja Mecânica ? Clube da Luta é semelhante, apenas nisso. Clube da Luta foi o primeiro filme que me deixou atordoado e sem palavras por algum tempo. Para chamá-lo de "fantasia machista de um bêbado" com um "final sem sentido" estavam levando as críticas um pouco longe demais . Sim, é violento. Sim, é uma loucura. Sim, eu não estava pronto para isso a primeira vez que eu vi. No final, no entanto, a condenação total do filme parece muito totalitária. Embora graficamente não seja a pior coisa que você vai ver, Clube da luta consegue ficar sob a pele e realmente mudar a maneira de olhar a vida. É preciso um certo tipo de maturidade para entender completamente e sair intacto.

Scarface (1983)

"Filme feio, pretensioso, boca-suja e violento de Brian De Palma. Deve pouco ao original e é clássico apenas no sentido de sua autoindulgência bruta. Violência perversa excessiva. "

O revisor aqui realmente foi para a cidade com a sua descrição do que é comumente considerado como uma obra-prima do cinema. Scarface é claramente um filme do tipo "o crime não compensa”, de modo que condenar parece um pouco desnecessário, mas chamá-lo de "pretensioso, boca-suja e violento" é como atacar o céu por ser azul. Num momento, é compreensível que a violência seja considerada excessiva, apesar do fato de que foi usada para retratar com precisão os sonhos e ambições do personagem - Tony Montana é um homem de excessos. Aqui, ao que parece, é outro exemplo de desatualização da Igreja. Isso não resume o filme em tudo. Se você tem algumas horas livres, deve ir vê-lo, eu garanto que você vai se divertir e sair com um novo medo de motosserras.


E com essa lista, fechamos a semana em grande estilo! Um ótimo fim de semana a todos! Se beber não dirija e NUNCA, eu disse NUNCA ligue para sua ex quando estiver bêbado! Avraços!


Nenhum comentário:

Postar um comentário